A limpeza para desinfetar o ambiente de trabalho ficou muito popular durante a pandemia em escritórios e na parte administrativa de fábricas, porém, em conjunto com essa limpeza é necessário também realizar a chamada limpeza industrial nas fábricas e equipamentos, para evitar acidentes de trabalho e realizar a manutenção dos locais de forma adequada.

Para lugares como reservatórios e tanques, a limpeza industrial é essencial para remover resíduos e outras substâncias que podem se acumular e causar danos à produtos ou ao equipamento em si, diminuindo seu tempo de vida útil. Empresas especializadas no mercado de limpeza industrial, como a Continuum conseguem identificar onde ela deve ser aplicada por meio de serviços de consultoria e realizá-la por meio de especialistas.

COMO FAZER LIMPEZA INDUSTRIAL

Enquanto a limpeza industrial é essencial para qualquer indústria, ela não deve ser feita sem conhecimento técnico e sem que uma empresa certificada realize o serviço, devido aos riscos que ela pode trazer em caso de aplicação errada de produtos ou sem a técnica adequada, empresas como a Continuum podem realizar um serviço de consultoria para entender quais áreas serão necessárias praticar a limpeza industrial.

Ao contratar uma empresa para realizar esse serviço na sua indústria, ela também irá trazer consigo os produtos adequados para cada situação em que for realizar a limpeza industrial, evitando assim, gastos com produtos que podem não ser necessários para a limpeza.

TÉCNICAS PARA LIMPEZA INDUSTRIAL

As empresas certificadas para esse tipo de trabalho possuem uma quantidade enorme de técnicas para cada tipo de indústria, dependendo da rotina e do tamanho do local onde a limpeza irá ocorrer. É ideal contar com um especialista para esse tipo de trabalho, evitando realizar você mesmo, para que o técnico consiga entender quais produtos e equipamentos serão necessários para não danificar os maquinários, mantendo todo o ambiente em segurança para não acontecer nenhum tipo de intoxicação por conta de diferentes produtos químicos que são utilizados, mas é muito importante lembrar que existem empresas que realizam esse trabalho, enquanto outras praticam somente uma consultoria.

A limpeza industrial deve ser feita também de forma periódica para que a produtividade se mantenha alta e o risco de contaminação, por vírus ou produtos químicos acumulados, seja praticamente inexistente.

BENEFÍCIOS DA LIMPEZA INDUSTRIAL

Ao realizar a limpeza industrial com uma empresa certificada, como a Continuum, você encontrará inúmeros benefícios para o seu ambiente de trabalho, como por exemplo: 

  • Aumento da produtividade, com a diminuição de paradas por conta de equipamentos danificados por resíduos.
  • Aumento da segurança, pois os riscos associados com a contaminação através de equipamentos, serão diminuídos drasticamente.
  • Diminuição dos custos, com uma menor necessidade de trocas futuras de máquinas e equipamentos.