O que é e qual a importância da limpeza industrial?

  A limpeza industrial é o serviço de higienização ideal para a sua indústria. Além de fazer a limpeza dos equipamentos e do local de trabalho, retirando toda a sujeira e o acúmulo de resíduos, ela traz muitos benefícios para a produção.  

  Em uma indústria é natural que seus equipamentos necessitem de constantes manutenções e reparos. Esses processos costumam a atrapalhar a produção, devido a maiores custos e perda de tempo. Nesses casos, a limpeza industrial chega como a melhor solução para a viabilização da fabricação nas indústrias, tornando-a mais eficaz e barata. Além disso, essa limpeza possui um potencial higiênico muito importante para a contenção de microrganismos e impurezas físico-químicas, que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

  Esse método é muito eficiente desde que seja feito de maneira adequada. Portanto, como nós prezamos pelo melhor trabalho e pelo melhor ambiente da sua indústria, conheça agora os 4 erros que devem ser evitados nesse processo! 

1 – O uso de equipamentos e produtos inadequados:

  O uso de produtos de limpeza mais comuns no dia a dia, como sabão em pó, por exemplo, pode gerar resultados negativos na higienização do ambiente. Isso ocorre porque esses produtos são voltados para a limpeza de diferentes tecidos e, quando utilizados de maneira incorreta, podem causar danificação nos pisos e equipamentos. É por isso que é necessário ter o conhecimento sobre o produto e a substância ideal para determinada superfície nos equipamentos ou locais. 

  Já em relação aos equipamentos, segue-se a mesma linha de raciocínio. A limpeza de uma indústria é muito pesada, portanto a utilização de utensílios domésticos se mostra ineficaz. Nesse caso, é importante o uso de ferramentas corretas, como carrinhos funcionais e varredoras, que tornam o processo mais rápido e de melhor qualidade. 

2 – A mistura de produtos químicos:

  A falta de conhecimento nas indústrias torna comum a mistura de produtos químicos. Porém, saiba que esse é um dos principais erros cometidos na limpeza, uma vez que compromete a capacidade higiênica do produto e a saúde dos funcionários. Quando dois produtos de limpeza são misturados, há uma reação química que resulta em um produto tóxico e ineficaz. Em vista disso, é importante evitar a  mistura de produtos e ter conhecimento sobre as substâncias químicas e suas reações. 

3 – A falta de rotina na limpeza de uma indústria: 

  A rotina é um fator extremamente importante para a organização das principais etapas da produção em uma indústria. Devido a falta de conhecimento, muitas empresas não fazem um cronograma de limpeza por não entenderem como isso pode beneficiar a produção. 

  Ao elaborar uma rotina de limpeza de acordo com a frequência de necessidade higiênica de cada equipamento e espaço, uma indústria pode aumentar o tempo de vida útil das suas ferramentas e garantir um ambiente seguro e adequado para todos os funcionários. 

4 – A limpeza incorreta de aparelhos eletrônicos:

  Quando se trata de equipamentos eletrônicos, é necessário entender que nem todos podem ser higienizados com produtos químicos. Alguns aparelhos, como computadores, podem ser limpos apenas com espanadores, por exemplo. 

  O uso inadequado de produtos químicos nesses dispositivos pode gerar corrosões e panes, o que atrapalha o trabalho dentro das indústrias. Alguns produtos de limpeza possuem aditivos básicos com altos níveis de PH e, quando reagem com a superfície de algum equipamento, geram danos.