Recentemente, junto com a pandemia do COVID-19, um novo tipo de vírus influenza começou a circular no Brasil. Os vírus do tipo influenza são normalmente classificados em três tipos: A, B e C; com o H3N2 fazendo parte do tipo A, o mesmo da H1N1, a famosa gripe suína. Por ser tratar de um tipo de vírus influenza, ele possui os mesmo sintomas de uma gripe comum e divide até mesmo parte de seus sintomas com a COVID-19, sendo assim recomendado que se procure um posto de saúde ou farmácia para realizar um teste rápido para entender se você possui algum dos dois em caso de sintomas.

Abaixo separamos algumas maneiras simples para se prevenir contra essa nova cepa viral.

TOME A VACINA DA GRIPE

Parte dos médicos e pesquisadores entende que o surgimento em massa do H3N2 está ligado à falta de adesão da vacina da gripe pela população em geral. A já conhecida vacina da gripe ajuda na prevenção do H3N2, pois ela ataca diretamente os vírus do tipo influenza, enquanto a que está disponível no Brasil não é pensada para essa nova cepa, ela irá prevenir outras cepas já conhecidas como a H1N1.

USE MÁSCARA

Assim como a COVID-19, esse vírus é transmitido por meio de gotículas no ar, por causa disso, máscaras do modelo adequado, como a N95, ajudam na prevenção do H3N2. Principalmente em locais fechados e de grande circulação de pessoas, como salas de cinema e banheiros públicos.

EVITE AGLOMERAÇÕES

O vírus influenza H3N2 possui uma taxa de transmissão muito mais elevada que o normal por conta da sua família viral. Evitar aglomerações em geral é uma das formas de prevenção contra o H3N2 e o COVID-19 recomendadas pelas organizações competentes em relação à saúde.

DESINFETE AMBIENTES

É importante para a prevenção contra o H3N2, desinfetar de ambientes fechados ou que possuem a circulação de pessoas para evitar que o vírus fique em alguma superfície ou no ar, em partículas. Para isso, é recomendado por especialistas o uso de produtos de limpeza e materiais específicos, como o oferecido pela Continuum Chemical através do uso dos equipamentos ByoPlanet, que por meio da pulverização eletrostática em conjunto com o Desinfec Vital, consegue higienizar superfícies de forma homogênea.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DO H3N2

Mesmo que você tenha realizado as recomendações de prevenção contra o H3N2 da forma correta, ainda assim você pode acabar sendo contagiado pelo vírus, mas fique calmo. Após a realização de um teste para entender se você possui H3N2 ou COVID-19, o tratamento é bem simples, principalmente por se tratar de um vírus do tipo Influenza. 

Esse tipo de vírus já possui um tratamento conhecido e eficaz, o mesmo usado atualmente para a H1N1, mesmo assim a prevenção contra o H3N2 continua sendo muito importante para não lotar o pronto-atendimento dos hospitais e diminuir a fila dos exames.

*Fonte: Site Hilab*